Postagem interessante que eu achei num blog
Sempre fui muito cético em relação a assuntos como religiões e espiritualidade. Pra mim, religião era apenas lavagem cerebral para controlar a populacão, além de causar guerras e distorcer totalmente conceitos. Pior é que fazem tudo isso mesmo! Mas não é por isso que podemos generalizar e considerar lixo tudo o que vem desse lado "místico" do conhecimento humano.
Sempre brisei mais pelo lado mais racional e científico da coisa, até que acabei encontrando as semelhanças entre a física quântica e alguns conceitos de religiões/filosofias orientais; e estudando um pouco sobre elas, descobri muita coisa que faz sentido!
Os 2 lados concluem que a matéria não passa de uma manifestação de um único campo energético com pontencial para criar infinitas possibilidades; ou seja, somos realmente parte de um único todo interligado que funciona em conjunto e está em constante transformação! Mas, em condições normais, só conseguimos enxergar uma pequena e relativa fração da "realidade real". Já assistiram Matrix?
A física quântica mostra, por exemplo, que um elétron é ao mesmo tempo onda e partícula (coisas consideradas totalmente diferentes até então). A interpretação depende do modo como a experiência é feita, e isso mostra o quanto a ciência e nossa maneira de ver a realidade não é exata, mas relativa! Relatividade que depende do observador. Muito louco né? Deixamos de ser apenas obervadores de uma realidade definida, e passamos a ser considerados, de certa forma, criadores!
Isso acontece porque os dados que interpretamos do mundo são filtrados e limitados por nossos 5 sentidos, e pela capacidade de abstração e criação de uma realidade compreensível pelo nosso cérebro. Só vemos um "modelo fake" e de "baixa resolução" de tudo o que realmente existe. Considerando que a informação ainda é filtrada por nossas vivências e conceitos, a realidade torna-se diferente para cada ser vivo, que acaba ajudando a criar a própria realidade, ao mesmo tempo que interage com o todo.
O que eu mais gostei nessas filosofias orientais foi que não se tratava do ensinamento de dogmas! Pelo contrário, se parecia mais com a ciência, por eles adquiriam conhecimento através da experiência! Mas experiência sensorial, interior! Meditando e expandindo a consciência (alterando inclusive o padrão de ondas cerebrais), chegaram a conclusões parecidas com os cientístas a respeito da realidade da nossa existência e do universo, como um todo interligado! Um campo de energia de infinitas possibilidades que tudo cria e transforma! Só que enquanto um observa ou calcula, o outro sente! Dois lados da mesma moeda!
Comecei a praticar meditação, e descobri uma nova percepção sensorial, que leva além do mundo que percebemos com nossos 5 sentidos. E nosso corpo foi projetado para fazer isso! É uma característica humana, um estado de consciência que pode ser atingido através de discilina mental ou até com o uso de alucinógenos como LSD, DMT (este inclusive é uma substância produzida pelo nosso próprio cérebro, mas ao mesmo tempo encontrada, sem explicação, nas plantas usadas no chá do Santo Daime). Mas sem o treino de controle da mente não tem a mesma eficiência, podendo até amplificar distúrbios psicológicos se a pessoa tiver prédisposição.
"Desprendendo" a consciência do corpo e perdendo a noção do "eu", aprendemos a entender e lidar com a mente, e aí se pode conectar com a verdadeira existência. Então "sentimos" a vida, e todo o resto passa a fazer sentido! Melhora o bem estar físico e mental (que estão ligados) e melhora o sistema imunológico, além de revelar conhecimentos e sacadas de maneira intuitiva. Abrem-se as portas da criatividade!
Meditação é o modo da vida sentir ela mesma! A unificação que se sente ao expandir a consciência nos dá a perscpectiva do que realmente somos: uma parte do universo (que é um todo vivo e consciente) tentando se auto-compreender! Explorando e criando, através da materialização em formas vivas, as infinitias possibilidades de existência.
E o melhor de tudo isso é que o caminho verdadeiro não está escrito em um livro sagrado ou em determinada igreja. A busca é interior! Tudo acaba dando no auto-conhecimento! Comecei com minha curiosidade pela grandes distâncias do universo e acabei dentro de mim mesmo, me sentindo interligado com esse todo!
E, por fim, nesse processo nos tornamos pessoas melhores e descobrimos que o amor é a chave para nos conectarmos e vivermos melhor e mais felizes, respeitando os outros seres humanos, seres vivos e nosso planeta, o grande organismo vivo de quem dependemos e tanto maltratamos!
http://www.youtube.com/watch?v=L8_uZd9XDbQhttp://www.youtube.com/watch?v=lqODgYLlj_Uhttp://www.youtube.com/watch?v=8gxoaShPdf0