d2jsp
Log InRegister
d2jsp Forums > Off-Topic > International > Português > Os Monges E A Ciência
Add Reply New Topic New Poll
Member
Gold: 1.00
Sep 1 2011 11:16am
Postagem interessante que eu achei num blog
Sempre fui muito cético em relação a assuntos como religiões e espiritualidade. Pra mim, religião era apenas lavagem cerebral para controlar a populacão, além de causar guerras e distorcer totalmente conceitos. Pior é que fazem tudo isso mesmo! Mas não é por isso que podemos generalizar e considerar lixo tudo o que vem desse lado "místico" do conhecimento humano.

Sempre brisei mais pelo lado mais racional e científico da coisa, até que acabei encontrando as semelhanças entre a física quântica e alguns conceitos de religiões/filosofias orientais; e estudando um pouco sobre elas, descobri muita coisa que faz sentido!

Os 2 lados concluem que a matéria não passa de uma manifestação de um único campo energético com pontencial para criar infinitas possibilidades; ou seja, somos realmente parte de um único todo interligado que funciona em conjunto e está em constante transformação! Mas, em condições normais, só conseguimos enxergar uma pequena e relativa fração da "realidade real". Já assistiram Matrix?

A física quântica mostra, por exemplo, que um elétron é ao mesmo tempo onda e partícula (coisas consideradas totalmente diferentes até então). A interpretação depende do modo como a experiência é feita, e isso mostra o quanto a ciência e nossa maneira de ver a realidade não é exata, mas relativa! Relatividade que depende do observador. Muito louco né? Deixamos de ser apenas obervadores de uma realidade definida, e passamos a ser considerados, de certa forma, criadores!

Isso acontece porque os dados que interpretamos do mundo são filtrados e limitados por nossos 5 sentidos, e pela capacidade de abstração e criação de uma realidade compreensível pelo nosso cérebro. Só vemos um "modelo fake" e de "baixa resolução" de tudo o que realmente existe. Considerando que a informação ainda é filtrada por nossas vivências e conceitos, a realidade torna-se diferente para cada ser vivo, que acaba ajudando a criar a própria realidade, ao mesmo tempo que interage com o todo.
O que eu mais gostei nessas filosofias orientais foi que não se tratava do ensinamento de dogmas! Pelo contrário, se parecia mais com a ciência, por eles adquiriam conhecimento através da experiência! Mas experiência sensorial, interior! Meditando e expandindo a consciência (alterando inclusive o padrão de ondas cerebrais), chegaram a conclusões parecidas com os cientístas a respeito da realidade da nossa existência e do universo, como um todo interligado! Um campo de energia de infinitas possibilidades que tudo cria e transforma! Só que enquanto um observa ou calcula, o outro sente! Dois lados da mesma moeda!

Comecei a praticar meditação, e descobri uma nova percepção sensorial, que leva além do mundo que percebemos com nossos 5 sentidos. E nosso corpo foi projetado para fazer isso! É uma característica humana, um estado de consciência que pode ser atingido através de discilina mental ou até com o uso de alucinógenos como LSD, DMT (este inclusive é uma substância produzida pelo nosso próprio cérebro, mas ao mesmo tempo encontrada, sem explicação, nas plantas usadas no chá do Santo Daime). Mas sem o treino de controle da mente não tem a mesma eficiência, podendo até amplificar distúrbios psicológicos se a pessoa tiver prédisposição.

"Desprendendo" a consciência do corpo e perdendo a noção do "eu", aprendemos a entender e lidar com a mente, e aí se pode conectar com a verdadeira existência. Então "sentimos" a vida, e todo o resto passa a fazer sentido! Melhora o bem estar físico e mental (que estão ligados) e melhora o sistema imunológico, além de revelar conhecimentos e sacadas de maneira intuitiva. Abrem-se as portas da criatividade!

Meditação é o modo da vida sentir ela mesma! A unificação que se sente ao expandir a consciência nos dá a perscpectiva do que realmente somos: uma parte do universo (que é um todo vivo e consciente) tentando se auto-compreender! Explorando e criando, através da materialização em formas vivas, as infinitias possibilidades de existência.
E o melhor de tudo isso é que o caminho verdadeiro não está escrito em um livro sagrado ou em determinada igreja. A busca é interior! Tudo acaba dando no auto-conhecimento! Comecei com minha curiosidade pela grandes distâncias do universo e acabei dentro de mim mesmo, me sentindo interligado com esse todo!
E, por fim, nesse processo nos tornamos pessoas melhores e descobrimos que o amor é a chave para nos conectarmos e vivermos melhor e mais felizes, respeitando os outros seres humanos, seres vivos e nosso planeta, o grande organismo vivo de quem dependemos e tanto maltratamos!

http://www.youtube.com/watch?v=L8_uZd9XDbQ

http://www.youtube.com/watch?v=lqODgYLlj_U

http://www.youtube.com/watch?v=8gxoaShPdf0
Member
Gold: 408.19
Sep 1 2011 12:31pm
Achei interessante o começo, mas quando começou falar de meditação acho que virou muito opinativo. Era opinião de quem escreveu.

Mas interessante :D
Member
Gold: 1.00
Sep 1 2011 12:34pm
Achei interessante o começo, mas quando começou falar de meditação acho que virou muito opinativo. Era opinião de quem escreveu.

Mas interessante 

siim sim, mas esquece oque ta escrito então
ve um dos videos, muito bom mano, eu pelo menos sou capaz de passar horas vendo esses videos
Go Back To Português Topic List
Add Reply New Topic New Poll