A "moeda do jogo" continua a ser entre outras, as hrs ou items que apesar de valiosos, abundam. Quando ao "gold" só me lembro de uma vez ter tido algum valor e isso aconteceu quando o jogo foi lançado, pois logo se compreendeu a postura da Blizzard quanto ao dito "gold". Este tinha/tem apenas uso quanto a repair, hireling e gamble.
Quanto ao teu argumento de ser "rico" ou "alguém", compreendo o que queres dizer e provavelmente a longo prazo tens razão. No entanto não se deve tanto ao valor do fg, que como disses-te ou deste a entender, define os preços, mas sim com eficácia traduzida em rapidez com que se vende/compra os items.
Para finalizar, diria que o d2jsp traduz a comunidade que por exemplo o WoW já possui, a Auction House.
ps: Tens direito à tua opinião. Alías é discutindo fundamentadamente, como o fizes-te, que ganhamos conhecimento.