d2jsp
Log InRegister
d2jsp Forums > Off-Topic > International > Português > Civil Ou Mecânica? > Engenharia
Prev15678Next
Add Reply New Topic New Poll
Member
Gold: 408.19
Sep 13 2011 10:22am
Quote (snarfinho @ Sep 13 2011 01:06pm)
porra você é muito chato Vini, se houvesse fórmula para ter sucesso, você não concorda que todo mundo ia ser bem sucedido? kkkkkkkkkkkkkkk faz o que te der na telha logo. Agora existem duas formas certas para o fracasso: falta de confiança e excesso de confiança

no final vai trabalhar para mim mesmo kkkkkkkk

Xiu macaco, ninguém ta perguntando de fórmula pro sucesso, to tentando entender os dois lados com alguem qe tenha experiencia, pq saber do assunto por cima eu sei,qero saber tudo que faz e o que ganha e etc.

Será que vou ter qe ir na sua casa falar com a dona M?

This post was edited by ViniSan on Sep 13 2011 10:24am
Member
Gold: 8.00
Sep 13 2011 10:24am
Quote (jacob1818 @ Sep 13 2011 01:22am)
sim, na grande maioria dos casos. se vc se forma em engenharia, migrar pro setor gerencial é bem tranquilo, as empresas "devoram" engenheiros já que as tarefas e competências necessárias nesses setores são muito menos complexas do que as relacionadas à engenharia.. mas quem normalmente pega as vagas são: em 1o lugar disparado a galera de civil (pela dificuldade do curso), mecânica em geral e produção (que nada mais é que um curso administração melhorado).. é (bem) menos comum ver engenheiros eletricistas e químicos!!
tem muitos físicos também (galera insuportável e que não sabe trabalhar em equipe), pela dificuldade do curso (em faculdade de ponta).

na própria engenharia, quando vc vai subindo na carreira, cada vez o trabalho fica menos específico e se torna praticamente gerencial, ou seja, não tem como "fugir" dessas tarefas!

ex: engenheiros de obras, começa sendo praticamente um "assistente" do MDO, usando EPI e ficando o dia inteiro com a "peaozada", te jogam as coisas prontas e vc faz, sem questionar.. com uns 5 anos de carreira vc já começa a rodar por várias obras e conversar sobre métodos de implementação e já começa a ter uma minima autonomia (como por exemplo mudar cronograma logístico PERT-CPM se achar que ta muito enrolado).. com uns 10 anos de carreira, vc começa a escolher quais estagiários que vão pras obras, começa a ver quem merece promoção, etc.. e visita obra só de vez em quando.. já com uns 20-25 anos de carreira vc raramente vai pisar na obra, provavelmente vai gerenciar toda uma equipe que fazia o mesmo que vc no começo da sua carreira!

ou seja, de uma forma ou de outra vc vai acabar virando um coordenador/gerente/seilá o que for dentro da empresa :) pelo menos assim que era na carmago e correa, plano bem definido e vários "tiers" com progressão vertical.

UHAUHAUHAAUHAUHA

Não é q Físico não sabe trabalhar em equipe... o problema é q onde tem um Físico, não é necessário nenhuma equipe de apoio. ;)

Eu já trabalhei com um eng. no grupo e... não foi uma experiência q eu queira repetir.

Member
Gold: 1.69
Sep 13 2011 10:58am
Quote (snarfinho @ Sep 13 2011 04:06pm)
porra você é muito chato Vini, se houvesse fórmula para ter sucesso, você não concorda que todo mundo ia ser bem sucedido? kkkkkkkkkkkkkkk faz o que te der na telha logo. Agora existem duas formas certas para o fracasso: falta de confiança e excesso de confiança

no final vai trabalhar para mim mesmo kkkkkkkk

Isso ai vini, em breve estarei no cargo de vice-presidente da Empresa Kilng's

Member
Sep 13 2011 11:00am
Quote (mahamutt @ Sep 13 2011 01:58pm)
Isso ai vini, em breve estarei no cargo de vice-presidente da Empresa  Kilng's

Kling Kong's
Member
Gold: 0.00
Sep 13 2011 12:44pm
Quote (ViniSan @ Sep 13 2011 02:00pm)
Kling Kong's

mais respeito ao seu patrão

Quote (mahamutt @ Sep 13 2011 01:58pm)
Isso ai vini, em breve estarei no cargo de vice-presidente da Empresa  Kilng's

bobo da corte fazendo hora extra, não vai reclamar no sindicato não hein

Quote (ViniSan @ Sep 13 2011 01:22pm)
Xiu macaco, ninguém ta perguntando de fórmula pro sucesso, to tentando entender os dois lados com alguem qe tenha experiencia, pq saber do assunto por cima eu sei,qero saber tudo que faz e o que ganha e etc.

Será que vou ter qe ir na sua casa falar com a dona M?

realmente aqui (fórum de d2) é o melhor lugar para buscar estas informações kkkkkkkkkk pega aqui vini
Member
Gold: 79,443.75
Sep 13 2011 07:41pm
Quote (SttF @ 13 Sep 2011 13:24)
UHAUHAUHAAUHAUHA

Não é q Físico não sabe trabalhar em equipe... o problema é q onde tem um Físico, não é necessário nenhuma equipe de apoio. ;)

Eu já trabalhei com um eng. no grupo e... não foi uma experiência q eu queira repetir.

haha pior que no que ele fazia, o cara era MUITO fera mesmo!! só que ele se trancava na sala dele e não deixava ninguém chegar perto... quase que a gente tomava mordida!! ABSURDAMENTE inteligente e doido, rs.

Quote (ViniSan @ 13 Sep 2011 12:46)
Muito bom, cada post desse tipo é valioso pra mim cara uhauaha

Otra coisa é tipo, o engenheiro, empregado de uma construtora, quando faz parte de uma execução ou projeto da obra, ganha um salário adicional por participar dakilo ou ganha somente o salário mensal mesmo? Se SIM, isso se aplica só pro civil ou qualquer parte da engenharia quando vc executa ou faz algum projeto para melhoria ou manutenção?

Eu sei que voce é civil, mas tem alguma experiencia com amigos sobre mecânica, pra me dizer mais ou menos essa síntese que voce fez acima de:1- começar na obra sem questionar o que vai fazer, 2-dps tem liberdade pra algum tipo de melhoria, 3- e num futuro gerencia a equipe?

ps: Não sei si fui claro na pergunta uahauha

foi claro sim!
ok, em partes, vou falar sobre o que eu já presenciei em civil e sobre construtoras de grande porte (faturamento acima de 500mi ao ano):

quando vc começa na empresa, de jeito nenhum, o salário é fixo. antes de senior (5 anos), nem pensar, vc ganha fixo mensal e não tem choro.. seguindo o plano de carreira, pelo que eu vi (eu sai da camargo e correa por diversos motivos, mas sei como que funciona lá, me apresentaram os planos de carreira e eu sai fora), vc começa a ter planos de meta com uns 10 anos de carreira mas seu salário não vária muito não.. único jeito de ter adicionais/bonus/etc é ser sócio da empresa (mesmo que tendo uma parcela infima).

"bonus" na área de civil = promoção de cargo (coordenador->gerente->diretor etc), ou seja, vc ganha fixo, mas só que mais do que antes, rs.
resumindo: se vc é bom, vc não ganha bônus/variável, mas é promovido e passa a ser melhor remunerado!!

vo te dar um exemplo, olha tabela de salários no setor financeiro:
http://exame.abril.com.br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/?empresa=financeiro
X fixo + Y variavel (bônus anual normalmente)

ja nas engenharias, é MUITO por EXPERIÊNCIA e por CARGO, ou seja, cada vez mais tempo um cargo mais vc começa a ganhar, sem bonus, (quase) sempre fixo.
http://exame.abril.com.br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/?empresa=engenharia

X fixo e só!! tendo como variáveis o TEMPO no posto e CARGO.. e só!

sobre as outras áreas, IMAGINO que seja parecido, não posso te afirmar com certeza!! mas normalmente em engenharia é esse esquema em empresas de grande porte aqui no Brasil!!

mas isso posso te falar em quase qualquer empresa grande de engenharia: é sempre o mesmo esquema, vc vai subindo devagar e com um bom plano de carreira.. só usei a civil como exemplo!! engenheiro com muita experiencia = EMPREENDEDOR e GERENTE/DIRETOR, raramente vc "bota a mão na massa".
estou generalizando MUITO, óbvio que tem lugares que vc deve ganhar por metas, mas na maioria dos lugares funciona assim, pelo menos os que eu conheci..

te afirmo com certeza que funciona assim na (trans)petro, camargo, honda, oder, gafisa, tecnisa, VWBR, nas áreas de engenharia dessas empresas!!

--
sobre mecânica em especifico:
vou almoçar com um pessoal da minha turma de "bixo" e te digo onde o pessoal da mecânica ta trabalhando.. mas a maioria que eu trombei nos corredores pelo que eu vi trabalha no setor financeiro ou de maquinário pesado!!

Member
Gold: 69.69
Warn: 20%
Sep 21 2011 03:31pm
Quote (ViniSan @ Aug 14 2011 05:23am)
É galerinha, to cursando e terminando o 2º ano de Engenharia, e a partir do semestre que vem (inicio do 3º ano) terei que optar por mecânica ou civil, pq os dois primeiros anos as engenharias estão juntas e aprendendo o q todos os engenheiros independente da sua qualificação tem que saber.

Eu já estava decidido à cursar mecânica, mas surgiu uma duvida...

Na area da civil o mercado de trabalho parece estar cada vez mais em alta, e parece ser bom negócio para no futuro obter um negócio proprio, ao contrário da mecânica, que eu teria que ficar dependente/empregado para sempre de industrias.
Na civil eu poderia num futuro mais distante, após alguns anos trabalhando em construtoras abrir meu próprio negócio.
Mas na mecânica ter o próprio negócio me parece muito mais dificil.

Sempre gostei mais de mecânica e quero trabalhar na area automobilistica, seja carros, tratores ou caminhões, porém essa duvida nao sai da minha cabeça, e acho que civil tbm seria bacana projetar e/ou supervisionar obras.

E agora? o que eu faço? uhauahau
Quero saber de voces por alguma experiencia própria, familiar ou de amigos quais das duas seria mais indicada, e se eu estou pecando em falar algo errado de alguma delas, se estou errado em falar qe ter o proprio negocio em mecanica é dificil ou algo do tipo.

Agradeço desde já.

ps: Eu sei que aqui tem muito nerd que nao vai adiantar nada ler esse topico e que aki nao eh o lugar mais indicado, mas sei que aqui ainda tem pessoas com cérebro para falar de coisas sérias e que tem experiencia na vida ;)

Se você gosta e quer trabalhar com carros e etc..opte por mecanica então, sei que tem que fazer o que gosta mais..eu faço engenharia da computação e sei que no futuro tambem terei que escolher "sistemas" ou apenas "computação" como amo mexer com sistemas vou optar por engenharia de sistemas da computação, mas ai já é outra historia ehuaehuahea....faça aquilo que lhe oferece mais oportunidades e é obvio aquilo que gosta mais :D
tl;dr sry ;~~
Member
Gold: 0.00
Sep 22 2011 08:33am
Engenhero civil = pedreiro formado
Engnhero mecanico = mecanico formado

lmk, which one you wanna be!

edit:

Quote (SttF @ 13 Sep 2011 14:24)
UHAUHAUHAAUHAUHA

cara n sei pq mas juro que concordo com vc ;)

This post was edited by XzMiTozX on Sep 22 2011 08:50am
Member
Sep 22 2011 09:49am
Quote (XzMiTozX @ Sep 22 2011 11:33am)
Engenhero civil = pedreiro formado
Engnhero mecanico = mecanico formado

lmk, which one you wanna be!

edit:

cara n sei pq mas juro que concordo com vc ;)

Sabba vc ta em Fisica I ainda, não sabe nem o que é F = m.a , para de cantar de galo uhauahuah
Member
Gold: 19.00
Sep 22 2011 09:50am
Quote (ViniSan @ Sep 22 2011 12:49pm)
Sabba vc ta em Fisica I ainda, não sabe nem o que é F = m.a , para de cantar de galo uhauahuah

rude
Go Back To Português Topic List
Prev15678Next
Add Reply New Topic New Poll