Quote (SttF @ 13 Sep 2011 13:24)
UHAUHAUHAAUHAUHA
Não é q Físico não sabe trabalhar em equipe...
o problema é q onde tem um Físico, não é necessário nenhuma equipe de apoio.

Eu já trabalhei com um eng. no grupo e... não foi uma experiência q eu queira repetir.
haha pior que no que ele fazia, o cara era MUITO fera mesmo!! só que ele se trancava na sala dele e não deixava ninguém chegar perto... quase que a gente tomava mordida!! ABSURDAMENTE inteligente e doido, rs.
Quote (ViniSan @ 13 Sep 2011 12:46)
Muito bom, cada post desse tipo é valioso pra mim cara uhauaha
Otra coisa é tipo, o engenheiro, empregado de uma construtora, quando faz parte de uma execução ou projeto da obra, ganha um salário adicional por participar dakilo ou ganha somente o salário mensal mesmo? Se SIM, isso se aplica só pro civil ou qualquer parte da engenharia quando vc executa ou faz algum projeto para melhoria ou manutenção?
Eu sei que voce é civil, mas tem alguma experiencia com amigos sobre mecânica, pra me dizer mais ou menos essa síntese que voce fez acima de:1- começar na obra sem questionar o que vai fazer, 2-dps tem liberdade pra algum tipo de melhoria, 3- e num futuro gerencia a equipe?
ps: Não sei si fui claro na pergunta uahauha
foi claro sim!
ok, em partes, vou falar sobre o que eu já presenciei em civil e sobre construtoras de grande porte (faturamento acima de 500mi ao ano):
quando vc começa na empresa, de jeito nenhum, o salário é fixo. antes de senior (5 anos), nem pensar, vc ganha fixo mensal e não tem choro.. seguindo o plano de carreira, pelo que eu vi (eu sai da camargo e correa por diversos motivos, mas sei como que funciona lá, me apresentaram os planos de carreira e eu sai fora), vc começa a ter planos de meta com uns 10 anos de carreira mas seu salário não vária muito não.. único jeito de ter adicionais/bonus/etc é ser sócio da empresa (mesmo que tendo uma parcela infima).
"bonus" na área de civil =
promoção de cargo (coordenador->gerente->diretor etc), ou seja, vc ganha fixo, mas só que mais do que antes, rs.
resumindo: se vc é bom, vc não ganha bônus/variável, mas é promovido e passa a ser melhor remunerado!!
vo te dar um exemplo, olha tabela de salários no setor financeiro:
http://exame.abril.com.br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/?empresa=financeiroX fixo + Y variavel (bônus anual normalmente)
ja nas engenharias, é MUITO por EXPERIÊNCIA e por CARGO, ou seja, cada vez mais tempo um cargo mais vc começa a ganhar, sem bonus, (quase) sempre fixo.
http://exame.abril.com.br/carreira/ferramentas/tabela-de-salarios-rh/?empresa=engenhariaX fixo e só!! tendo como variáveis o TEMPO no posto e CARGO.. e só!
sobre as outras áreas, IMAGINO que seja parecido, não posso te afirmar com certeza!! mas
normalmente em engenharia é esse esquema em empresas de grande porte aqui no
Brasil!!
mas isso posso te falar em quase qualquer empresa grande de engenharia: é sempre o mesmo esquema, vc vai subindo devagar e com um bom plano de carreira.. só usei a civil como exemplo!! engenheiro com muita experiencia = EMPREENDEDOR e GERENTE/DIRETOR, raramente vc "bota a mão na massa".
estou generalizando MUITO, óbvio que tem lugares que vc deve ganhar por metas, mas na maioria dos lugares funciona assim, pelo menos os que eu conheci..
te afirmo com certeza que funciona assim na (trans)petro, camargo, honda, oder, gafisa, tecnisa, VWBR, nas áreas de engenharia dessas empresas!!
--
sobre mecânica em especifico:
vou almoçar com um pessoal da minha turma de "bixo" e te digo onde o pessoal da mecânica ta trabalhando.. mas a maioria que eu trombei nos corredores pelo que eu vi trabalha no setor financeiro ou de maquinário pesado!!