Vini, eu acho que é muita poesia às vezes seguir o: "faça o que você goste que você será bem sucedido"
Por exemplo, eu gosto de ficar em casa de pijama vendo TV, será que eu vou ser bem sucedido assim?
Se eu fosse você faria civil, pelos motivos abaixo:
- Brasil é um país em desenvolvimento que peca pela infraestrutura, ou seja, teremos com certeza mais uns 30 anos de grandes obras, não digo no setor residencial e sim obras estatais. Os maiores patrocinadores de campanhas eleitorais são as construtoras e elas fazem isto por interesse e não por que acreditam na democracia. Vamos ter o PAC 1,2,3,4,5,6... é claro que a maior parte das obras não estarão em São Paulo e sim em outros estados da união, então prepare-se para ser um nômade. No setor residencial estamos vivendo um boom, isso é ocasionado pelas incertezas dos mercados o que faz o capital sair da bolsa e migrar para setores mais estáveis, bens de raiz (imóveis) e ouro. Esta corrida imobiliária terá fim em ~2013, quando as economias estabilizarem, e sem demanda a oferta cairá exponencialmente. Ser engenheiro civil te permite trabalhar com mais autonomia, você pode, depois de alguns anos no ramo, abrir sua própria empresa de fachada ou não e participar de licitações. É claro que para que você ganhe alguma vai ter que ter bons contatos políticos, porém existem mais de 5000 cidades no Brasil para você explorar, acho que você tem boas chances de ser amigo de alguém. Outro negócio é abrir uma incorporadora, o que demanda R$ inicial, mas não muito, lembre-se sempre de quem financia a obra são os bancos, nenhuma construtora tira do bolso R$ 10 milhões de reais para construir nada. Ela vai no banco e pede financiamento para a obra, a garantia do financiamento é o próprio empreendimento representado por um CNPJ específico, como se fosse um fundo, que garante que os recursos sejam aplicados somente na obra (depois do caso Encol todos os empreendimentos são assim). Outro negócio ainda é trabalhar como consultor, em instituição financeira e demais.
PS: Vale lembrar que existe ainda um déficit habitacional enorme. "Minha casa, minha vida" 1,2,3,4,5,6...
Por que não ser engenheiro mecânico:
- Eu sei que você gosta de carro e tudo o mais, porém aqui no Brasil existe um bureau de design em algumas montadoras nacionalizadas (esqueça Ferrari, Porsche, BMW, Mercedez...estas não gastam 1 real aqui em projeto), que são compostas por engenheiros, designers e pessoal de mkt, esta equipe deve ter no máximo e estourando umas 30 pessoas, então temos Ford, Fiat, VW x 30 = 90 pessoas "projetando" (aqui não se projeta de verdade nada) adaptações de modelos globais, face-lifts e demais. Ok, ao sinal da primeira crise, quem vai ser mandado embora? Quem custa ou quem produz? É uma conta simples. A elaboração de um novo projeto custa dezenas de milhões de dólares e é o primeiro setor que é brecado. Então além de você não projetar carro nenhum aqui no Brasil, o que você pode fazer é trabalhar consertando máquinas trabalhando no setor fabril ou pode abrir uma oficina mecânica no Taquaral =D
Bom, está é a minha humilde opinião...não existe fórmula do sucesso, se existisse todo mundo ia ser bem sucedido,