d2jsp
Log InRegister
d2jsp Forums > Off-Topic > International > Português > Civil Ou Mecânica? > Engenharia
Prev1234568Next
Add Reply New Topic New Poll
Member
Gold: 0.00
Aug 14 2011 08:52am
Vini, eu acho que é muita poesia às vezes seguir o: "faça o que você goste que você será bem sucedido"

Por exemplo, eu gosto de ficar em casa de pijama vendo TV, será que eu vou ser bem sucedido assim?

Se eu fosse você faria civil, pelos motivos abaixo:

- Brasil é um país em desenvolvimento que peca pela infraestrutura, ou seja, teremos com certeza mais uns 30 anos de grandes obras, não digo no setor residencial e sim obras estatais. Os maiores patrocinadores de campanhas eleitorais são as construtoras e elas fazem isto por interesse e não por que acreditam na democracia. Vamos ter o PAC 1,2,3,4,5,6... é claro que a maior parte das obras não estarão em São Paulo e sim em outros estados da união, então prepare-se para ser um nômade. No setor residencial estamos vivendo um boom, isso é ocasionado pelas incertezas dos mercados o que faz o capital sair da bolsa e migrar para setores mais estáveis, bens de raiz (imóveis) e ouro. Esta corrida imobiliária terá fim em ~2013, quando as economias estabilizarem, e sem demanda a oferta cairá exponencialmente. Ser engenheiro civil te permite trabalhar com mais autonomia, você pode, depois de alguns anos no ramo, abrir sua própria empresa de fachada ou não e participar de licitações. É claro que para que você ganhe alguma vai ter que ter bons contatos políticos, porém existem mais de 5000 cidades no Brasil para você explorar, acho que você tem boas chances de ser amigo de alguém. Outro negócio é abrir uma incorporadora, o que demanda R$ inicial, mas não muito, lembre-se sempre de quem financia a obra são os bancos, nenhuma construtora tira do bolso R$ 10 milhões de reais para construir nada. Ela vai no banco e pede financiamento para a obra, a garantia do financiamento é o próprio empreendimento representado por um CNPJ específico, como se fosse um fundo, que garante que os recursos sejam aplicados somente na obra (depois do caso Encol todos os empreendimentos são assim). Outro negócio ainda é trabalhar como consultor, em instituição financeira e demais.

PS: Vale lembrar que existe ainda um déficit habitacional enorme. "Minha casa, minha vida" 1,2,3,4,5,6...

Por que não ser engenheiro mecânico:

- Eu sei que você gosta de carro e tudo o mais, porém aqui no Brasil existe um bureau de design em algumas montadoras nacionalizadas (esqueça Ferrari, Porsche, BMW, Mercedez...estas não gastam 1 real aqui em projeto), que são compostas por engenheiros, designers e pessoal de mkt, esta equipe deve ter no máximo e estourando umas 30 pessoas, então temos Ford, Fiat, VW x 30 = 90 pessoas "projetando" (aqui não se projeta de verdade nada) adaptações de modelos globais, face-lifts e demais. Ok, ao sinal da primeira crise, quem vai ser mandado embora? Quem custa ou quem produz? É uma conta simples. A elaboração de um novo projeto custa dezenas de milhões de dólares e é o primeiro setor que é brecado. Então além de você não projetar carro nenhum aqui no Brasil, o que você pode fazer é trabalhar consertando máquinas trabalhando no setor fabril ou pode abrir uma oficina mecânica no Taquaral =D

Bom, está é a minha humilde opinião...não existe fórmula do sucesso, se existisse todo mundo ia ser bem sucedido, :P
Member
Aug 14 2011 09:25am
Quote (snarfinho @ 14 Aug 2011 11:52)
Vini, eu acho que é muita poesia às vezes seguir o: "faça o que você goste que você será bem sucedido"

Por exemplo, eu gosto de ficar em casa de pijama vendo TV, será que eu vou ser bem sucedido assim?

Se eu fosse você faria civil, pelos motivos abaixo:

-Brasil é um país em desenvolvimento que peca pela infraestrutura, ou seja, teremos com certeza mais uns 30 anos de grandes obras, não digo no setor residencial e sim obras estatais. Os maiores patrocinadores de campanhas eleitorais são as construtoras e elas fazem isto por interesse e não por que acreditam na democracia. Vamos ter o PAC 1,2,3,4,5,6... é claro que a maior parte das obras não estarão em São Paulo e sim em outros estados da união, então prepare-se para ser um nômade. No setor residencial estamos vivendo um boom, isso é ocasionado pelas incertezas dos mercados o que faz o capital sair da bolsa e migrar para setores mais estáveis, bens de raiz (imóveis) e ouro. Esta corrida imobiliária terá fim em ~2013, quando as economias estabilizarem, e sem demanda a oferta cairá exponencialmente. Ser engenheiro civil te permite trabalhar com mais autonomia, você pode, depois de alguns anos no ramo, abrir sua própria empresa de fachada ou não e participar de licitações. É claro que para que você ganhe alguma vai ter que ter bons contatos políticos, porém existem mais de 5000 cidades no Brasil para você explorar, acho que você tem boas chances de ser amigo de alguém. Outro negócio é abrir uma incorporadora, o que demanda R$ inicial, mas não muito, lembre-se sempre de quem financia a obra são os bancos, nenhuma construtora tira do bolso R$ 10 milhões de reais para construir nada. Ela vai no banco e pede financiamento para a obra, a garantia do financiamento é o próprio empreendimento representado por um CNPJ específico, como se fosse um fundo, que garante que os recursos sejam aplicados somente na obra (depois do caso Encol todos os empreendimentos são assim). Outro negócio ainda é trabalhar como consultor, em instituição financeira e demais.

PS: Vale lembrar que existe ainda um déficit habitacional enorme. "Minha casa, minha vida" 1,2,3,4,5,6...

Por que não ser engenheiro mecânico:

- Eu sei que você gosta de carro e tudo o mais, porém aqui no Brasil existe um bureau de design em algumas montadoras nacionalizadas (esqueça Ferrari, Porsche, BMW, Mercedez...estas não gastam 1 real aqui em projeto), que são compostas por engenheiros, designers e pessoal de mkt, esta equipe deve ter no máximo e estourando umas 30 pessoas, então temos Ford, Fiat, VW x 30 = 90 pessoas "projetando" (aqui não se projeta de verdade nada) adaptações de modelos globais, face-lifts e demais. Ok, ao sinal da primeira crise, quem vai ser mandado embora? Quem custa ou quem produz? É uma conta simples. A elaboração de um novo projeto custa dezenas de milhões de dólares e é o primeiro setor que é brecado. Então além de você não projetar carro nenhum aqui no Brasil, o que você pode fazer é trabalhar consertando máquinas trabalhando no setor fabril ou pode abrir uma oficina mecânica no Taquaral =D

Bom, está é a minha humilde opinião...não existe fórmula do sucesso, se existisse todo mundo ia ser bem sucedido,  :P

parte1 - Eu queria dizer isso pra vc vini, mas nao tenho todo esse conhecimento kkkk

parte2 - Esse foi um dos motivos pelo qual nao estou fazendo mecanica

This post was edited by Dustfire on Aug 14 2011 09:27am
Member
Gold: 408.19
Aug 14 2011 01:59pm
Mas po, eu tenho medo de trabalhar um tempo em construtoras e tal e daqui um tempo quando eu quiser ser autonomo, para nao depender de horarios e/ou patrão, de ser muito dificil, por exemplo, onde3 só os 'ricos' tem chance e passam por cima do outro, até pq eu vou começar do zero, ninguem da minha familia é politico ou trabalha nesse ramo.

Minhas maiores duvidas é nao me dar bem na autonomia pra daki uns anos.
Pq se for pra trabalhar numa construtora(area civil) ou em uma industria (area mecanica) talvez eu penda pro lado da mecanica. Mas o foda eh isso qe vc falou Snarf, numa crise quem vai pra rua primeiro? acho que no caso do eng mecanico é mais facil neh? =s

pqp :/
Member
Aug 14 2011 02:51pm
Quote (ViniSan @ Aug 14 2011 04:59pm)
Mas po, eu tenho medo de trabalhar um tempo em construtoras e tal e daqui um tempo quando eu quiser ser autonomo, para nao depender de horarios e/ou patrão, de ser muito dificil, por exemplo, onde3 só os 'ricos' tem chance e passam por cima do outro, até pq eu vou começar do zero, ninguem da minha familia é politico ou trabalha nesse ramo.

Minhas maiores duvidas é nao me dar bem na autonomia pra daki uns anos.
Pq se for pra trabalhar numa construtora(area civil) ou em uma industria (area mecanica) talvez eu penda pro lado da mecanica. Mas o foda eh isso qe vc falou Snarf, numa crise quem vai pra rua primeiro? acho que no caso do eng mecanico é mais facil neh? =s

pqp :/

Vini, como você mesmo disse, não tem ninguém na tua família que trabalha no ramo, por isso é aconselhável que você comece em uma construtora, aprenda, faça amigos no ramo, e quem sabe consiga abrir a tua própria empresa depois de vários anos, porém é óbvio que você não irá concorrer com a Camargo Corrêa, nem pense nisso, pense em conseguir dinheiro suficiente para se manter e manter uma família e sobrar algum para guardar para trocar de carro, para uma viagem, para um momento de necessidade. Ganhar dinheiro é bom, mas virar milionário da noite para o dia com trabalho é muito difícil. O segredo é manter suas expectativas no horizonte, uma coisa de cada vez. O que a mídia vende é que todos devemos ser ricos, mas o sonho de ser rico só chega para 0,0001% (estou chutando, mas deve ser até menos) da população e esta informação não passa depois do anúncio. O importante é ter um emprego bom, prover conforto, educação e dignidade para a sua família, cumprindo este papel já está ótimo. Lembre-se, ser próspero é melhor do que ser rico.

No ramo da civil vai ser possível você abrir um negócio no futuro e ter esta tão sonhada autonomia, na mecânica eu acho que é mais complicado, você vai montar uma fábrica no Brasil? Hoje em dia é tudo feito na China!

Se ficar com muita dúvida entre uma e outra, faça as duas, você é jovem e devem existir matérias em comum que você deve eliminar, faça uma e depois a outra, 5 anos ou 8 anos passam muito rápido.

PS: Um amigo meu queria ser advogado e médico, só que não sabia qual optar na época, ele fez as duas, hoje ele é especializado em medicina do trabalho =D fica a dica...
Member
Gold: 19.00
Aug 14 2011 03:00pm
fica a dica : trabalha bastante e compra bastante megasena dai é milhonario da noite pro dia ... fica dica
Member
Gold: 408.19
Aug 14 2011 03:11pm
Quote (snarfinho @ Aug 14 2011 05:51pm)
Vini, como você mesmo disse, não tem ninguém na tua família que trabalha no ramo, por isso é aconselhável que você comece em uma construtora, aprenda, faça amigos no ramo, e quem sabe consiga abrir a tua própria empresa depois de vários anos, porém é óbvio que você não irá concorrer com a Camargo Corrêa, nem pense nisso, pense em conseguir dinheiro suficiente para se manter e manter uma família e sobrar algum para guardar para trocar de carro, para uma viagem, para um momento de necessidade. Ganhar dinheiro é bom, mas virar milionário da noite para o dia com trabalho é muito difícil. O segredo é manter suas expectativas no horizonte, uma coisa de cada vez. O que a mídia vende é que todos devemos ser ricos, mas o sonho de ser rico só chega para 0,0001% (estou chutando, mas deve ser até menos) da população e esta informação não passa depois do anúncio. O importante é ter um emprego bom, prover conforto, educação e dignidade para a sua família, cumprindo este papel já está ótimo. Lembre-se, ser próspero é melhor do que ser rico.

No ramo da civil vai ser possível você abrir um negócio no futuro e ter esta tão sonhada autonomia, na mecânica eu acho que é mais complicado, você vai montar uma fábrica no Brasil? Hoje em dia é tudo feito na China!

Se ficar com muita dúvida entre uma e outra, faça as duas, você é jovem e devem existir matérias em comum que você deve eliminar, faça uma e depois a outra, 5 anos ou 8 anos passam muito rápido.

PS: Um amigo meu queria ser advogado e médico, só que não sabia qual optar na época, ele fez as duas, hoje ele é especializado em medicina do trabalho =D fica a dica...

Sim snarf, exatamente por esse lado de ser milionario que logo na primeira pagina eu disse que ambição é bom, mas prefiro ser realista e nem penso em trabalhar numa Petrobras da vida. É exatamente o que eu qero, ter dinheiro pra viver bem, poder comprar um carro bom, uma casa boa e sustentar uma futura familia.

Acho que independente de mecanica ou civil eu terei isso, mas ae entra diversos fatores como:
1- Sera que é bom conseguir autonomia ou a chance pra isso é de 1 em 1000? (na area da civil)
2- Sera que é melhor ao inves de autonomo (considerando qe a chance de ser autonomo é dificil ,pq nao eu sei), trabalhar pra sempre como funcionario?
3- Se eu optar como funcionario, será que numa queda de mercado, numa crise, meu emprego vai ser mais solido na mecanica ou na civil?

Essas são as duvidas que mais pesam na minha decisão =s

This post was edited by ViniSan on Aug 14 2011 03:18pm
Member
Aug 14 2011 04:23pm
Quote (ViniSan @ Aug 14 2011 06:11pm)
Sim snarf, exatamente por esse lado de ser milionario que logo na primeira pagina eu disse que ambição é bom, mas prefiro ser realista e nem penso em trabalhar numa Petrobras da vida. É exatamente o que eu qero, ter dinheiro pra viver bem, poder comprar um carro bom, uma casa boa e sustentar uma futura familia.

Acho que independente de mecanica ou civil eu terei isso, mas ae entra diversos fatores como:
1- Sera que é bom conseguir autonomia ou a chance pra isso é de 1 em 1000? (na area da civil)
2- Sera que é melhor ao inves de autonomo (considerando qe a chance de ser autonomo é dificil ,pq nao eu sei), trabalhar pra sempre como funcionario?
3- Se eu optar como funcionario, será que numa queda de mercado, numa crise, meu emprego vai ser mais solido na mecanica ou na civil?

Essas são as duvidas que mais pesam na minha decisão =s

Cara, trabalhar como funcionário é um lixo, mas serve para ganhar experiência. Tem gente que acha que ser funcionário é melhor, que é mais seguro, porém da noite para o dia você pode ir pra rua, às vezes até sem motivo. Só de saber que o meu trabalho gera mais renda para a empresa do que eu ganho no final do mês me irrita muito, e é por isso que eu comecei o meu próprio negócio. Quer tentar concurso? Então tanto faz kkkkkkkkkk, tem uns que é só ter o ensino superior, faz moda =D
Member
Gold: 79,443.75
Aug 15 2011 02:03am
@vinisan,
acho que ninguém aqui tem condição de te dizer com 100% de certeza se é melhor ser funcionário ou autônomo.. isso vc só vai conseguir perceber com o tempo e com o mercado!! mas de cara trabalhar por conta é muito difícil.. só se vc for muito "pica grossa" mesmo!

e discordo do post acima... óbvio que se vc conseguir montar um negócio rentável, ta blz. Mas na área de engenharia é vantajoso ser funcionário, ainda mais se vc é competente, principalmente pq depois de um tempo vc tem a opção de entrar com capital e pegar alguma sociedade mínima na empresa, ou seja, vc começa a ter parte do lucro (ou prejuízo)... claro que vc vai ter que aguentar muito chefe sem vergonha.. e abaixar a cabeça inúmeras vezes, tendo ou não a razão.

só pra dar um exemplo, dentro da área de civil..
- empresa de médio/grande porte com plano de carreira bem definido (área de obras):

[tempo na empresa]

[0-6 meses] trainee (1.800/mes)
[6 meses - 2 anos] eng residente junior(4.500/mes)
[2-5 anos] gerente de obras pleno - caso vc seja muito compente (9~13.500/mes) ou engenheiro de aplicação pleno [7.500/mes]
[6-9 anos] gerente de obras senior (17.500/mes) ou engenheiro de aplicação senior [11.500/mes]

no melhor dos casos, aplicando 65% da sua renda mensal nesse período a 0,90% a.m. acima da inflação (algo em torno de 1,15% am bruto, da pra conseguir até no tesouro), vc tem 1 milhão EM CONTA antes dos 30 anos (supondo que vc se forme com 22 anos), eu tinha feito esse cálculo, não tenho a planilha nesse PC, mas não foge muito disso..

pode não ser a coisa mais divertida do mundo ter que responder à alguém.. mas financeiramente é bem agradável!!
(como por exemplo, agora é 5am, nem tem sol ainda.. e to saindo pra trabalhar.. rs)

This post was edited by jacob1818 on Aug 15 2011 02:06am
Member
Aug 15 2011 06:34am
Quote (jacob1818 @ Aug 15 2011 05:03am)
@vinisan,
acho que ninguém aqui tem condição de te dizer com 100% de certeza se é melhor ser funcionário ou autônomo.. isso vc só vai conseguir perceber com o tempo e com o mercado!! mas de cara trabalhar por conta é muito difícil.. só se vc for muito "pica grossa" mesmo!

e discordo do post acima... óbvio que se vc conseguir montar um negócio rentável, ta blz. Mas na área de engenharia é vantajoso ser funcionário, ainda mais se vc é competente, principalmente pq depois de um tempo vc tem a opção de entrar com capital e pegar alguma sociedade mínima na empresa, ou seja, vc começa a ter parte do lucro (ou prejuízo)... claro que vc vai ter que aguentar muito chefe sem vergonha.. e abaixar a cabeça inúmeras vezes, tendo ou não a razão.

só pra dar um exemplo, dentro da área de civil..
- empresa de médio/grande porte com plano de carreira bem definido (área de obras):

[tempo na empresa]

[0-6 meses] trainee (1.800/mes)
[6 meses - 2 anos] eng residente junior(4.500/mes)
[2-5 anos] gerente de obras pleno - caso vc seja muito compente (9~13.500/mes) ou engenheiro de aplicação pleno [7.500/mes]
[6-9 anos] gerente de obras senior (17.500/mes) ou engenheiro de aplicação senior [11.500/mes]

no melhor dos casos, aplicando 65% da sua renda mensal nesse período a 0,90% a.m. acima da inflação (algo em torno de 1,15% am bruto, da pra conseguir até no tesouro), vc tem 1 milhão EM CONTA antes dos 30 anos (supondo que vc se forme com 22 anos), eu tinha feito esse cálculo, não tenho a planilha nesse PC, mas não foge muito disso..

pode não ser a coisa mais divertida do mundo ter que responder à alguém.. mas financeiramente é bem agradável!!
(como por exemplo, agora é 5am, nem tem sol ainda.. e to saindo pra trabalhar.. rs)

ninguém guarda 65% da renda kkkkkkkkkkkk só se ele morar no sótão da casa da vovó dele, não ter filhos, não sair para nenhuma balada, show ou derivados, dar meia suja nos aniversários e comemorações para a sua namorada, não casar, não pagar imposto ( só IR é 27,5% descontados na folha, fora a previdência e dependendo do valor até PIS), ir a pé para o trabalho, não ter carro, almoçar em casa e reciclar o próprio cocô...

e sinceramente, do jeito que a coisa está, daqui a 10 anos, 1 milhão de reais você vai comprar uma kitnete no centro do lado da crackolândia kkkkkkkkkkkk

sobre abrir um negócio eu já te falei no msn, tudo tem o seu tempo, momento, e condições necessárias

Member
Gold: 4,650.00
Aug 15 2011 08:16am
Vini

Cara estou terminando o meu curso de Eng Mecânica na PUC-Rio. O mercado das engenharias está um pouco aquecido ultimamente, descoberta de novas "fontes" de petroleo, Olimpiadas e Copa do mundo no Brasil e também devido ao desemvolvimento que o país vem apresentando ao longo das duas décadas passadas.

Engenharia Mecânica é um mercado promissor, tão quanto engenharia cívil. O que sempre vejo é que se você apenas faz ou quer fazer o que os outros ja executam, muito provável que eng cívil seja melhor, pois praticamente com seu conhecimento + um pouco de grana consegue montar uma pequena empresa para gerenciar uma obra ou coisa do tipo. Coisa que não é tão simples em eng mec.

Porém, hoje o mercado está SUPERAQUECIDO para novas ideias, novos paradigmas, em ambas as áreas, porém nessa hora a eng mec tem uma superioridade por ser uma engenharia mais versátil.

Um exemplo, engenheiro mecanico pode trabalhar com Bio-Medicina, NanoTecnologia...

Exemplo prático de eng civil que construir um predio de 3 andares todo mundo sabe, apenas "consultar" as normas, agora projetar um predio de 50+ andares não é um trabalho simples, exige um grande conhecimento em modelar o sistema para poder rodar algumas simulações computacionais.

Faça realmente o que você goste, existe um grande mercado para ambas as engenharias.

"Se quer uma dica faça mecânica, pois cívil é um caso particular da mecânica onde a velocidade é igual a zero." Jaime Tupiassú Pinho de Castro http://www.mec.puc-rio.br/dem_perfil.php?id=41
Go Back To Português Topic List
Prev1234568Next
Add Reply New Topic New Poll