Quote (sharpppp @ 13 Aug 2011 23:19)
Já quanto a eng mecânica com toda honestidade do mundo não tenho mtu conhecimento para falar sobre PORÉM ... sinceramente faça oque você gosta não oque "dá mais dinheiro ".
Isso por um simples motivo, oque você gosta com ctz será algo que voce vai se empenhar mais em fazer logo será um melhor profissional e bom profissional tem emprego e recebe bem não importando a area.
cara isso é MUITO verdade, faça qualquer coisa, menos ser um profissional infeliz!! concordo em genero, nº e grau!
"Meu pensamento caso fosse pra civil seria trabalhar normalmente bons anos em construtores, empresas, etc e num futuro ser autonomo.
Mas ser autonomo nessa área é uma coisa dificil? falando como um todo, ou esse negócio de ser autonomo é tão dificil quanto abrir sua propria 'micro-empresa'?sobre civil x autonomo (em são paulo):
Vinisan, seguinte:
bem, o que eu vou falar é mais sobre SÃO PAULO, não sei onde você mora nem quanto você se dedicou/vai se dedicar na sua faculdade.
dentro da engenharia, caso pra começar do zero (sem capital inicial, familia no ramo, etc - capital inicial entenda-se algo em torno de 150 mil reais no minimo) é muito dificil, vc tem que ser muito um "ponto fora da curva", ou seja, um cara excepcional pra caramba, o que não é meu caso e não é o caso da maioria..
então, de cara eu acho dificil, ainda mais porque as construtoras tão com planos de carreira muito atraentes..
grandes problemas pra começar do zero:
1) capital inicial
2) know-how / experiencia
3) carteira de clientes
4) área (se for construtora de prédios/grandes empreendimentos, vc precisa de financiamento, um prédio aqui gira em torno de 10~ milhões brincando).. já se for na área de estruturas, vc vai precisar de alguma construtora que queira seus serviços.. eu já acho um pouco mais complicado
oq vc comentou de trabalhar algum tempo em construtora e depois migrar pra autônomo é valido, mas ai depende do seu gosto.. eu já acho arriscado e prefiro bem mais trabalhar/virar socio de alguma empreendedora de médio porte!!
sobre mecanica x civil a longo prazo, é meio que loteria, não da pra saber futuro.. mas só posso dizer que é MUITO DIFÍCIL ver algum engenheiro desempregado no futuro próximo!!
-edit-
da grande maioria de pessoas que eu conheço, e de executivos na areá de construção civil que conheci, pouquíssimos são 100% autônomos, mas o que rola muito são parcerias e construtoras com vários sócios.
uma área que dá pra ser autônomo é na área de micro-reformas (nível residencial) e no máximo abrir alguma incorporadora que preste serviços!
-edit2-
lembrei, tem uma área SIM que rola autonomia, que é a área de CONSULTORIA, principalmente na área de dutos, pontes e estruturas, mas você precisa de uma experiência MONSTRO!! sei que a ordem de valor/hora de alguns consultores gira em torno de 500 reais (25~ anos na área).
resumindo: sinceramente, acho que ser autônomo de cara é praticamente impossível, a não ser que vc tenha alguma ideia muito boa e que não precise de muito capital! depois de um tempo é viável sim, mas não considero pessoalmente muito vantajoso!!
(ps: to dando minha opinião só, obvio que nao é a verdade absoluta, espero ter te ajudado em algo e boa sorte)
This post was edited by jacob1818 on Aug 13 2011 09:42pm