Brasileiro é burro. Vota a mais de cem anos em um monte de ladrão e tem que se fuder mesmo kkkkkkkkkkkk
O preço final dos produtos importados se deve a alta carga tributária, infraestrutura precária, margem de lucro abusiva e mercado consumidor não consolidado.
1-) Alta carga tributária - os impostos estão embutidos no valor final, ou seja, ninguém tem a real noção de quanto de imposto está pagando em cada item consumido, por exemplo, um produto importado incide: II-Imposto sobre Importação, IPI-Imposto sobre Produto Industrializado, ICMS-Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, PIS, COFINS, ISS e IOF, na conta entram também, tarifas aduaneiras, frete e AFRMM, ou seja, você é pobre =D
2-) Infraestrutura precária - o que demorar 12 horas para o desembarque em um porto na Suécia, demora 12 dias no Brasil, a cada dia que a mercadoria fica parada é cobrado taxa aduaneira de estocagem. Temos também que considerar que o combustível no Brasil está a cada dia mais caro, então coloque na conta este fator também. Nos EUA você paga 3 dólares em 6 litros de gasolina, ou seja tu paga 0,50 centavos de dólar por litro, sem contar que é 100% gasolina e rende muito mais.
3-) Quem abre uma lojinha, tem que pagar os funcionários, água, luz e impostos também, ou você acha que os impostos ficam só na importação. Coloque na conta praticamente tudo de novo e ainda coloque IR - Imposto de Renda, 13º Salário, Férias, Fundo de Garantia, IPTU, IPVA dos veículos de entrega e tudo o que a loja precisará de insumos, ou seja, papel, lápis, tesoura, cartucho de impressora e etc!
4-) Você coloca um monte de Zé Povinho que não tem educação nem pra votar e muito menos consumir de forma consciente, então temos 100 prestações de 9,90 nas Casas Bahia, temos alta índice de inadimplência, temos juros bancários abusivos e a maior taxa de juros básica do MUNDO SELIC. O povo ganha 500 e torra 1000, mas tudo parcelado, não poupa nada, ou seja, não temos formação econômica, o que ao meu ver deveria ser matéria na escola.
A minha última experiência em Chicago foi no ano passado, onde além dos impostos no recibo descritos item por item, tinha um curioso Blizzard Fund X%, ou seja, um fundo destinado para despesas resultantes das nevascas de inverno.
Acordem meus amigos, não estamos num país de verdade =D aqui é samba, mulher pelada e dinheiro na cueca!